Seleção paulista domina o Brasileirão de Handebol Cadete

O Campeonato Brasileiro de Handebol, na categoria cadete, foi sediado em Campo Grande e já tem seus campeões. Na final feminina, disputada no sábado, a seleção de São Paulo conquistou o título. No masculino, o resultado se repetiu: vitória paulista na decisão contra o Rio Grande do Sul neste domingo.
As duas finais foram realizadas no Ginásio Guanandizão, com outras partidas acontecendo no Ginásio Moreninho, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
A final masculina foi marcada pelo equilíbrio. No tempo regulamentar, São Paulo e Rio Grande do Sul empataram em 33 a 33. Na prorrogação, os paulistas venceram por 39 a 36 e garantiram o título.
Equipe paulista com o troféu e medalhas, após jogo neste domingo (FOTO - OSMAR VEIGA)
O técnico da equipe campeã, Aldo Amorim, destacou o alto nível da disputa. “Final do jeito que foi, na prorrogação, mostra o equilíbrio da competição. Ganhamos de Alagoas na semifinal, uma equipe super forte, assim como o Espírito Santo, nas oitavas. Todo mundo está de parabéns”, avaliou.
Na final feminina, o confronto também foi entre São Paulo e Rio Grande do Sul. As paulistas venceram por 31 a 27 e levaram o título. Os atletas, com idades entre 15 e 16 anos, agora retornam a São Paulo, onde ainda disputarão o Campeonato Paulista da categoria.
Andreia Amorim, presidente da Federação de Handebol de Mato Grosso do Sul, ressaltou a responsabilidade de sediar uma competição nacional e o impacto positivo para o Estado. “É uma média de 400 pessoas vindas de fora, incluindo nossos atletas do interior. É um evento de grande importância que projeta não só o nosso esporte, mas também Mato Grosso do Sul como sede de grandes competições”, afirmou.
Andreia Amorim, presidente da Federação de Handebol de Mato Grosso do Sul (FOTO - OSMAR VEIGA)
Ao todo, dez Estados participaram do evento. Mato Grosso do Sul ficou em sétimo lugar, desempenho inferior ao do ano passado, quando disputou o terceiro lugar. “Este ano a gente caiu um pouco, mas é parte do processo. Estamos com uma geração nova chegando, e é trabalho, né? A gente perde e ganha por detalhes”, explicou Andreia.
Para Paola Maidana, auxiliar técnica da Associação Aquidauanense de Handebol, o torneio também serve como termômetro para o desenvolvimento do esporte no Estado. “Acho que abre espaço para avaliar o trabalho dos técnicos e traz o público para conhecer mais o handebol. O futebol ainda domina, mas o handebol está crescendo”, destacou.
A próxima competição que contará com a participação de atletas sul-mato-grossenses será outro Brasileiro de Seleções, desta vez em categoria inferior, para atletas de 13 e 14 anos, a ser realizado no Paraná. Já em outubro ocorre o Campeonato Estadual de Handebol, com previsão de 300 participantes.
COMENTÁRIOS